Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar
BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Sedas

Não podem sujar-se em demasia, senão seus filamentos se rompem.
Alguns artigos de seda podem ser lavados com água e sabão, outros só a seco.
Para saber se a peça vai desbotar numa lavagem tradicional, faça o seguinte teste: umedeça uma pequena ponta do artigo em água fria e coloque essa ponta em um tecido branco. Passe com ferro elétrico morno e, se o tecido branco não apresentar resíduo de cor da seda, vá em frente e use e use apenas água morna, com sabão ou detergente neutro.
Não use máquina de lavar ou secar para este tecido.
Após a lavagem, enxágüe bem, envolva a peça numa toalha de banho para retirar o excesso de água e facilitar a secagem, que deve ser à sombra. Passe a ferro pelo lado do avesso, enquanto o pano estiver levemente úmido.
Nunca friccione um tecido de seda para retirar manchas.
Só para lembrar: não ferva, não deixe de molho e não use alvejante ou água de lavadeira.
As sedas naturais ou artificiais, devem ser lavadas com muito cuidado. Se forem coloridas, verificar primeiramente se as cores são firmes.
Para isso molhe uma extremidade da fazenda, apertando-a bem várias vezes dentro da água; se a tinta soltar-se a roupa não poderá ficar de molho e deverá ser ensaboada e enxaguada rapidamente para que não fique manchada. Na última água colocar um pouco de vinagre e secar à sombra.
Se for de cor firme, acrescentar à última água uma a duas colherinhas (chá) de açúcar. Enrole a peça numa toalha limpa, bem apertada, e passe a ferro ainda úmida.
Shantung, tafetá, chiffon, brocado, georgette e organza, assim como tecidos de seda, devem ser obrigatoriamente lavados a seco.
Ao costurar um tecido de seda use alfinetes e agulhas bastante finos - os normais podem deixar furos nos tecidos. Para costurar use linhas de seda.

Nenhum comentário: